Como apresentar suas propostas de trabalho de pintura - 4 passos

1-Feb-2017

 

Como você costuma enviar suas propostas de trabalho, os chamados "Orçamentos de Pintura"?

Existem algumas maneira de fazer isso, cada uma, usada da maneira correta pode contribuir e muito pra que seu cliente feche o serviço com você, e não com seu concorrente.

 

Começamos separando por 4 tipos de entregas de propostas, cada uma delas com o seu peso de importância, porém também com algum ponto negativo que podemos facilmente detectar quando tentamos fechar uma proposta de trabalho:

 

 

 1 - Contato pessoal

Você recebe um pedido de visita do seu potencial cliente, agenda sua ida e chega no imóvel para avaliação dos trabalhos que deverão ser realizados. Você avalia as superfícies, medidas, ambiantes, preparação, acabamento, tido que será necessário para colocar na ponta do lápis e passar as condições comerciais justas, pra você e seu futuro cliente.

 

 

Então, quais os pontos positivos de você fazer essa proposta ali, na hora?

 

Poder de convencimento

 Uma vez que você sabe o que está falando, faz uma boa apresentação do seu trabalho, certamente você estará um passo à frente pra fechar com esse cliente.

 

Emocional

 Você sabia que boa parte das vendas são fechadas na hora, ali, no ponto de vendas? As chances de esse imóvel ser seu próximo trabalho é grande quando o cliente está convencido que precisará contratar um bom Pintor e que você está ali, bem na sua frente para lhe oferecer o melhor serviço da região. As pessoas normalmente não costumam recusar boas oportunidades.

 

Quais são os pontos negativos do contato pessoal?

Fragilidade

Assim como seu cliente está propenso a fechar o trabalho de pintura com você, da mesma maneira você está frágil, pois está num ambiente que não é seu, no imóvel do seu cliente. Isso pode gerar muitas sensações negativas como:

 

Seu cliente chora por desconto

Seu cliente pede pra embutir trabalhos gratuitos

Ele tenta te convencer que o trabalho é moleza, mais rápido que você pensa

 

Assim como seu cliente está propenso a fechar o trabalho de pintura com você, da mesma maneira você está
 

Precisão

Por mais que se concentre em desenvolver uma proposta justa pro seu cliente, você não tem tempo de pensar em todos os detalhes que envolvem um trabalho de pintura. Exceto quando é um serviço muito pequeno, 5/10 minutos não são suficientes pra calcular prazo, tipos de preparações de superfícies, materiais, ferramentas, mão de obra, custos extras da obra... Isso toma tempo, um descuido pode te trazer um grande prejuízo.

 

 

 

2 - Envio de proposta por WhatsApp

Já enviei propostas de trabalho por WhatsApp, pra pequenos trabalhos como pintura de um pequeno cômodo, uma ou duas portas, ainda mais quando seu cliente já é bem conhecido.

 

 

 

Pontos positivos

Rapidez

Um contato rápido muitas vezes agiliza no tempo de resposta de uma proposta de trabalho, essa ferramenta de comunicação é muito utilizada pra encontrar pessoas onde elas estiverem, apenas com um sinal de internet.

 

Rapidez

É possível enviar arquivos em foto e vídeo, como trabalhos que você já executou, dicas de como seu cliente pode decorar suas paredes, dúvidas sobre determinada preparação de superfície ou acabamento.

 

Pontos negativos

Informalidade

Muitas vezes a informalidade na hora de entregar uma proposta de trabalho pode ser um empecilho pra que seu cliente feche os trabalhos de pintura com você. Fique atento pra que o mais fácil ou mais prático não tome sua oportunidade de conquistar mais trabalhos e mais clientes.

 

Memória

É comum as pessoas fazerem uma limpa no seu celular, toda a memória pode ser perdida com um simples deletar de arquivos. Se isso acontecer tudo o que você acertou com seu cliente pode também acabar perdido. Uma proposta completa de trabalho, preço, prazo, condições de pagamento, detalhes de uma obra, tudo o que é realmente relevante numa obra, não pode ser perdido com tanta facilidade.

 

 

 

3 - Envio de proposta por ligação

A facilidade de uma ligação espontânea muitas vezes pode ser uma grande facilidade pra convencer seu cliente a fechar o trabalho de pintura com você, a praticidade que tem e a condição que te dá em expor suas ideias e negociações.

 

 

Pontos positivos

Convencer

Numa ligação telefônica você pode ir preparado para uma boa negociação, além de poder esclarecer algumas dúvidas pro seu cliente, negociar condições de pagamento, fazer alguns ajustes nas tarefas do trabalho. Isso tudo é muito mais fácil, dessa maneira o contato com o seu cliente acaba podendo ser bem mais amigável e positivo.

 

Pontos negativos

Informalidade

A informalidade muitas vezes pode ser inimiga do profissional de pintura. Quando você passa uma proposta de trabalho por telefone, pode também estar passando uma má impressão para seu potencial cliente e isso vai gerar muitas vezes, falta de confiança.

 

 

 

 

4 - Envio de proposta por e-mail

Com a correria dos dias de hoje, muitas pessoas não tem tempo pra guardar tanta informação, na maioria das vezes um bom armazenamento de informações pode evitar que você leve um grande calote, ou deixe que informações importantes do seu trabalho seja perdida.

 

Pontos positivos

Documentado

Quando você envia um e-mail, ao menos duas pessoas tem a mesma informação arquivada, exceto você e seu potencial cliente a deletem (e isso é algo muito incomum) vocês terão comprovações de uma proposta comercial por meses, até mesmo anos. Quantas vezes você precisa buscar informações que foram tratadas na apresentação da proposta de trabalho? Um serviço extra, as condições de pagamento, prazos de trabalho... Tudo isso tratado por e-mail vai muito bem, pra você e para seu cliente.

 

Arquivos

Você pode enviar arquivos em imagem e vídeo, pra que seu cliente acompanhe alguns dos seus trabalhos, um dúvida que tiveram na hora da visita, uma sugestão de decoração, enfim, isso pode facilitar sua interação com seu cliente.

Sua própria proposta comercial pode ser enviada por arquivo, aliás, meu conselho é que você sempre envie essas proposta como um documento, como o Office Word.

 

Pontos negativos

Muito formal

Por seu uma ferramenta que envia e recebe mensagens, o contato por e-mail pode se tornar formal até demais, nesse caso, se o seu contato pós visita ao imóvel do seu cliente seja apenas por e-mail, você corre sérios riscos de passa uma imagem negativa para seu possível cliente, uma falta de interesse muitas vezes.

 

 

Uma ótima sequência de atendimento:

1 - Contato pessoal

Essa deve ser a primeira apresentação do seu trabalho, uma pré venda do seu "produto", seja coerente e interessado em solucionar os problemas do seu cliente, trazendo soluções, não problemas.

 

2 - Envio de proposta por e-mail

Isso mostra profissionalismo e boa intenção, mostra que você está interessado em apresentar um bom trabalho, que teve tempo para estudar e formalizar uma proposta de trabalho.

 

3 - Ligação telefônica

Imagino que ela deva acontecer um ou dois dias após o envio da proposta comercial, vai demonstrar que você está realmente interessado em atender bem seus clientes, gera boa empatia.

 

4 - WhatsApp

Normalmente uso apenas após o fechamento do trabalho ou tirando alguma dúvida relacionada a proposta enviada e já conversada por telefone anteriormente.

 

Conclusão

Os cliente de pintura estão em busca de Pintores que vão resolver seus problemas, ou seja, alguém em quem eles confiem. São pequenos gestos que farão seus potenciais cliente a fecharem trabalhos de pintura com você, muitas vezes o preço não é diferencial, principalmente quando há confiança no seu trabalho. Portanto se preocupe bastante na maneira como você faz o processo de envio das suas propostas de trabalho.

 

 

 

 

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