6 ÍTENS FUNDAMENTAIS PARA A APRESENTAÇÃO PESSOAL DE UM PINTOR DE SUCESSO

30-Jun-2016

 Você deve estar se perguntando:

"Qual a importância de uma boa apresentação pessoal? Eu sou pintor e não vendedor."

Isso fazia todo o sentido a anos atrás, quando o comportamento das pessoas era outro, elas queriam um pintor e só, que quase sempre era um conhecido ou parente. Mas isso mudou e como tudo na vida muda, nós pintores também precisamos nos adaptar as exigências do mundo de hoje, exemplo:

 

- Hoje poucas pessoas das classes A e B conhecem pintores

 

- A insegurança em nosso país aumenta a cada dia

 

- Má reputação de muitos pintores deixaram as pessoas receosas

 

- O comprometimento é percebido logo nos primeiros contatos

 

- A primeira impressão ainda é a que fica, e isso não mudou

 

Por isso resolvemos selecionar 6 principais ítens de comunicação direta com o cliente que fazem toda a diferença na apresentação pessoal de um pintor.

 

1 - Apresentação do serviço

 

Em primeiro lugar as pessoas precisam saber quem você é e o que você faz.

 

Pode ser um folder, um folheto, um site ou página no Facebook que comprovam quem você é e quais serviços você executa, ex:

 

- Pintura decorativa efeito camurça

 

- Aplicação de textura Grafiato

 

- Pintura de fachadas

 

- Insira imagens de trabalhos já executados, ou ilustrações das suas pretenções

 

- Caso atenda em um determinado município, cidade ou bairro seja específico

 

- Deixe visível seu contato, aquele em que as pessoas poderão te encontrar, um email, telefones (dê preferência ao telefone fixo pois ele dá maior credibilidade à você)

 

Lembre-se, quanto mais específico você for, maior as chances das pessoas identificarem o que você faz e quem você é.

 

2 - Roupa ou apresentação

 

A apresentação a um cliente muda completamentamente caso você chegue à visita com uma camisa com sua identificação, de preferência sua logomarca. Pesquisas afirmam que o comportamento do consumidor se torna mais receptipo quando exposto a pessoas com uniforme.

 

Imagine seu comportamento deparando-se a alguém vestido de:

- Soldado do exército

- Jaleco de médico

- Bombeiro

 

Perceba que nosso comportamento muda completamente quando deparados com situações como essa, mesmo que concientemente nossa postura é outra a depender de quem nos aborda, imagine então receber uma pessoa em sua casa, como acontece com seus clientes.

 

Orçamento formal

Não basta mais hoje chegar num cliente e, quando muito, levar um pedaço de papel para fazer anotações. Se tem o costume de fazer o orçamento na mesma hora e informar ao cliente os valores e prazos do serviço, leve ao menos um papel de orçamentos, que chamamos aqui na empresa de orçamento de visita, nele você discrimina todo o conteúdo e observações do seu cliente.

 

Você também pode anotar tudo e enviar o orçamento para o cliente, assim cria um orçamento padrão com sua logomarca, seus contatos e observações de suas pretenções ao fechamento da obra.

 

Para facilitar sua vida, estou disponibilizando um modelo de orçamento padrão, bem parecido com o que usamos aqui na Sr.Capricho, o link abaixo já está em Word, é só fazer o download e inserir suas informações:

 

Clique aqui para baixar o modelo de orçamento em Word

 

Envelope de entrega de orçamentos:

Uma vez que está disposto a entregar o orçamento como um documento autenticado pela sua empresa, o ideal é fazer essa entrega dentro do envelope de preferência personalizado.

Ao contrário do que muita gente pensa, isso faz uma diferença enorme para a pessoa que recebe este docuemnto, veja:

 

- Evita que algum curioso veja uma informação que muitas vezes é pessoal

 

- Pode evitar que ele seja sujo, no caso desta pessoa estar dentro de uma obra em andamanto com paredes em construção ou instalação de gesso... Imagine...

 

- Muito provavelmente você irá se destacar dos outros concorrentes

 

Cartão de visita

Muitas pessoas acham que o cartão de visitas é uma apresentação do serviço que você faz, não é.

 

O uso do cartão deve ser exclusivamente para que você faça contatos pessoais de negócios e passe suas informações "básicas" por escrito.

 

Ele serve como um complemento do contato que você fez com uma pessoa, um conhecido, um cliente ou potencial, ele deve ser distribuído por você e não por terceiro, um a um.

 

É uma forma da pessoa se lembrar de você quando realmente estiver precisando, por isso aconselho que coloque nele apenas informações básicas, ele pode ser usado para anotações também (veja um exemplo abaixo).

 

Identificação

Acredito que essa seja uma excelente maneira de asegurar que o cliente em primeiro lugar , sinta-se confiável ao recebe-lo, também comprova sua intenão de que está disposto a atende-lo de maneira satisfatória.

Muitos pintores veem esse tipo de identificação como algo banal, desnecessário, mas com toda a certeza vai gerar no seu potencial cliente ainda mais confirnaça na hora de fechar o serviço com você, e não com o concorrente

 

 

Conclusão

Pra finalizar, este vídeo abaixo certamente vai te ajudar a entender a importnância de uma boa apresentação pessoal, certamente uma personalidade de respeito no mundo corporativo, Roberto Justus.

 

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